Rumo à fraternidade. Lições de fraternidade no mundo moderno.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=58370&picture=fantastica-paisagem

A disparidade flagrante entre a evolução do homem físico e do homem espiritual é a causa de todas as angústias contemporâneas.
O progresso científico e industrial dos tempos modernos não encontra o necessário clima espiritual, dentro das atividades humanas, para afirmar os seus benefícios.
A eletricidade, o avião e a radiotelefonia eliminaram o sentido das distâncias, aproximando a família terrestre. As facilidades de transporte e de transmissão do pensamento apagaram as fronteiras e, como essas reformas singulares não encontraram as legítimas expressões das conquistas morais, contemplamos a arregimentação de todas as forças conservadoras receosas de surpresas inesperadas, no caminho das modificações e experiências perigosas.
As próprias democracias mais avançadas se organizam tornando-se arbitrárias, centralizando as fontes do poder. O mundo, dia a dia, com as comodidades da civilização, torna-se cada vez menor e os chefes de governo são verdadeiros chefes de família, embora cada nacionalidade se constitua de milhões de almas, atendendo-se à nova ideologia dos Estados.
A realidade, porém, é que as leis e os sistemas sociais terão de acompanhar o progresso de todos os povos.
Longe de qualquer regime feudalista, o homem seguirá o curso evolutivo de suas conquistas, na Terra, caminhando para a perfeita solidariedade.
Não é nosso propósito, em falando da fraternidade, fazer a apologia das teorias igualitárias absolutas. Toda igualdade, como toda verdade, tem de se condicionar ao conceito relativo dos valores de cada personalidade, no quadro de suas aquisições próprias, dentro das lutas purificadoras.
Só a obra cristã nos pode interessar, no amplo movimento de educação das almas, e o Evangelho de Jesus não preconiza que os ricos do mundo se façam pobres e sim que todos os homens se façam ricos de conhecimento, porque somente nas aquisições de ordem moral descansa a verdadeira fortuna.
As nossas afirmativas vêm salientar a amarga situação do mundo que não se preparou devidamente para tão agigantadas expressões de progresso material.
Todo o planeta se organiza.
Há uma séria tendência de regresso aos processos da força, mas os discípulos do Divino Mestre devem considerar que só a Ele está afeta a direção do mundo.
As expressões evolutivas do mundo atual reclamam das nações os mais fortes laços fraternos e é para a solidariedade universal que a humanidade de hoje caminha, com todas as suas lutas e com todos os seus sacrifícios.

Página psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, publicada na obra mediúnicaConfia e Serve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUTO-ANÁLISE. Como crescer com Jesus em busca de Deus.