O Sermão da Montanha.
Assim como
As Quatro Nobres Verdades do Budismo o Sermão da Montanha do Cristianismo, de
acordo com algumas opiniões é coisa de principiante, coisa fácil de entender. O
caso é que entender é realmente simples. No Budismo o caminho é chamado de
Nobre Caminho Óctuplo, assim como o Sermão nada fácil de seguir. Minha ideia
com esse post não é apontar ou relacionar os dois textos, cada um que entenda
ambos como quiser.
Ambos os
textos são um caminho e não uma religião. Essas últimas vieram depois…
Tudo está aqui.
Qualquer palavra a mais, qualquer tentativa de racionalizar e relativizar
coloca em risco a simplicidade daquilo que é.
Sermão da
Montanha.
Evangelho
segundo São Mateus – Capítulo 5
Jesus, pois,
vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os
seus discípulos,
e ele se pôs
a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados
os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados
os que choram, porque eles serão consolados.
Bem-aventurados
os mansos, porque eles herdarão a terra.
Bem-aventurados
os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
Bem-aventurados
os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados
os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Bem-aventurados
os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados
os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados
sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal
contra vós por minha causa.
Alegrai-vos
e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram
aos profetas que foram antes de vós.
Vós sois o
sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o
sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos
homens.
Vós sois a
luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
nem os que
acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina
a todos que estão na casa.
Assim
resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras,
e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Não penseis
que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
Porque em verdade
vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um
só jota ou um só til, até que tudo seja cumprido.
Qualquer,
pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos
homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e
ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Pois eu vos
digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo
nenhum entrareis no reino dos céus.
Ouvistes que
foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo.
Eu, porém,
vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de
juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe
disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se
estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu
irmão tem alguma coisa contra ti,
deixa ali
diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e
depois vem apresentar a tua oferta.
Concilia-te
depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não
aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão.
Em verdade
te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último
centavo.
Ouvistes que
foi dito: Não adulterarás.
Eu, porém,
vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu
coração cometeu adultério com ela.
Se o teu
olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que
se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua
mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se
perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.
Também foi
dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém,
vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de
infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.
Outrossim,
ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o
Senhor os teus juramentos.
Eu, porém,
vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
nem pela
terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do
grande Rei;
nem jures
pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.
Seja, porém,
o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.
Ouvistes que
foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém,
vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face
direita, oferece-lhe também a outra;
e ao que
quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
e, se
qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.
Dá a quem te
pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que
foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.
Eu, porém,
vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;
para que vos
torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol
sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.
Pois, se
amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também
o mesmo?
E, se
saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios
também o mesmo?
Sede vós,
pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.
Evangelho
segundo São Mateus – Capítulo 6
Guardai-vos
de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles;
de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando,
pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os
hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em
verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
Mas, quando
tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;
para que a
tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
E, quando
orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas
sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade
vos digo que já receberam a sua recompensa.
Mas tu,
quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está
em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
E, orando,
não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito
falar serão ouvidos.
Não vos
assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes
de vós lho pedirdes.
Portanto,
orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
venha o teu
reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
o pão nosso
de cada dia nos dá hoje;
e perdoa-nos
as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;
e não nos
deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o
poder, e a glória, para sempre, Amém.
Porque, se
perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará
a vós;
se, porém,
não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.
Quando
jejuardes, não vos mostreis tristes como os hipócritas; porque eles desfiguram
os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos
digo que já receberam a sua recompensa.
Tu, porém,
quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
para não
mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e
teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Não ajunteis
para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os
ladrões minam e roubam;
mas ajuntai
para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde
os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde
estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
A luz do
corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo
terá luz;
se, porém,
os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que
em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!
Ninguém pode
servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de
dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
Por isso vos
digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo
que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não
é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para
as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso
Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Qual de vós,
por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?
E pelo que
haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como
crescem; não trabalham nem fiam;
contudo vos
digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Pois, se
Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno,
quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Portanto,
não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber?
ou: Com que nos havemos de vestir?
(Pois a
todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que
precisais de tudo isso.
Buscai,
pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas
vos serão dadas de acréscimo.
Não vos
inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si
mesmo. A cada dia basta o seu cuidado.
Evangelho
segundo São Mateus – Capítulo 7
Não
julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o
juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos
medirão a vós.
E por que
vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu
olho?
Ou como
dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave
no teu?
Hipócrita!
tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do
olho do teu irmão.
Não deis aos
cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não
acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem.
Pedi, e
dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
Pois todo o
que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Ou qual
dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
Ou, se lhe
pedir peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós,
pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai,
que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
Portanto,
tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles;
porque esta é a lei e os profetas.
Entrai pela
porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à
perdição, e muitos são os que entram por ela;
e porque
estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que
a encontram.
Guardai-vos
dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente
são lobos devoradores.
Pelos seus
frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos
dos abrolhos?
Assim, toda
árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.
Uma árvore
boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.
Toda árvore
que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
Portanto,
pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o
que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a
vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me
dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu
nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes
direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a
iniqüidade.
Todo aquele,
pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um
homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
E desceu a
chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra
aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas todo
aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado
a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
E desceu a
chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra
aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
Ao concluir
Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;
porque as
ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.
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