ENDEREÇO DA PAZ. Conselhos de sabedoria para uma vida feliz.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=27244&picture=beleza-da-natureza-n-5

André Luiz - Francisco Cândido Xavier 

Nunca se diga inútil mecanismo da vida. A usina é um centro gigantesco de força, mas é a lâmpada que dosa em casa a luz de que carecemos. Determinada moradia será provavelmente um palácio, mas é a chave que lhe resguarda a segurança. Realmente, não somos indispensáveis, porque a Providencia Divina não pode falir quando falhamos transitoriamente, mas, em verdade, segundo a Sabedoria do Universo, Deus não criaria, se não tivesse necessidade de nós. Trabalhe e o serviço conferir-lhe-á respostas exatas. Ofensas e injúrias? Perdoe sinceramente, sejam quais sejam, e deus auxiliará você a esquecê-las. Procure agir no bem incessante a alegria ser-lhe-á preciosa salário. Não importa quando você disponha para agir e servir, a benefício de outrem. Vale o que fizer e como fizer daquilo que o Senhor já confiou a você. Por onde você passe e do tamanho que possa, deixe um rastro de alegria. Você voltará, mais tarde, para colher-lhe a bênção de luz. 
Indiferença ou desprezo de alguém? 
Trabalhe e olvide. 
Não ore por vida fácil. Roguemos a Deus ombros fortes, não só para carregar o bendito fardo das obrigações que nos competem, como também para sermos mais úteis. Cada coração pode ser um manancial de bênçãos. Incompreensões te envolvem a estrada, dificultando-te os passos... 
Paciência e coragem. 
Desgostos francamente inesperados aparecem-te de súbito... 
Coragem e paciência. 
Notícias fulminantes esfogueiam-te os ouvidos... 
Paciência e coragem. 
Enfermidades sitiam-te a casa, conturbando-te a vida... 
Coragem e paciência. 
4 Surpresas amargas te procuram, às vezes, por dentro do próprio lar... 
Paciência e coragem. 
Entes queridos se te transformam em aflitivos problemas. 
Paciência e coragem. Conflitos e tentações assomam-te ao pensamento, ameaçando-te a consciência tranqüila... 
Coragem e paciência. 
Sejam quais forem os obstáculos que te desafiem, aciona essas duas alavancas da paz, porque a coragem te manterá o coração ligado à fé no Divino Poder que nos rege os dias e a paciência é a luz da esperança que nasce de nós, assegurando-nos a vitória sobre nós mesmos nas lutas edificantes do dia-a-dia. 
Se você não consegue evitar a irritação, use o silêncio. 
Os defeitos mais arraigados são aqueles que tomamos à feição de qualidades. É preciso discernir: apresentação e vaidade; brio e orgulho; serenidade e indiferença; correção e frieza; humildade e subserviência; fortaleza e segurança de coração. Quando algum sentimento nos induzir a parecer melhor ou mais forte que os outros, é chegado o momento de procurar a nossa própria realidade, para desistir da ilusão. 
De que serve a felicidade dos felizes quando não diminui a infelicidade dos que se sentem menos felizes? 
Nunca se diga inútil nos mecanismo da vida. Quando você estiver à beira da inconformação, conte as bênçãos que já terá recebido. Riqueza, nas essências, é o aproveitamento real das oportunidades que a vida nos oferece em nome do Senhor. 
Não esmoreça, ante os obstáculos do caminho de elevação. Ninguém foge aos princípios de causa e efeito, mas ninguém está privado da liberdade de renovar o próprio caminho, renovando a si mesmo. Cada um de nós onde se encontre agora permanece em meio da colheita daquilo que plantou, com a possibilidade de efetuar novas sementeiras. 
5 Em nossas próprias tendências de hoje será possível entrar no conhecimento do que fazíamos ontem. Achamo-nos todos presentemente no lugar certo, com as criaturas certas e com as obrigações exatas, a fim de realizarmos o melhor ao nosso alcance. 
Quando você puder: movimente-se, fale, trabalhe ou escreva para fazer o bem. Não pergunte. Sirva. Alguém está precisando. Quem é, saberá você depois. Desgostos e contratempos? 
Entregue-se ao serviço, em favor dos semelhantes, e Deus lhe dissipará qualquer sombra no coração. 
Terá você cometido algum erro? Procure conscientemente reparar a própria falta e Deus lhe dotará o coração com as oportunidades e meios de corrigenda. 
Algum problema difícil? Busque atuar invariavelmente para o bem e Deus lhe orientará os pensamentos e os passos para a melhor solução. Efetivamente, você ainda não conquistou a alegria permanente, todavia, consegue endereçar um sorriso de simpatia aos que necessitam de esperança. 
Não despreze seu corpo. 
Viver para que? 
Para aprendermos a viver bem e a viver para bem e a viver para o bem. 
O dinheiro que estimula o bem, nas suas variadas formas, é missionário do Céu. O dinheiro que alivia é bálsamo da Vida Superior. 
O dinheiro que cura é alimento divino. 
O dinheiro que gera trabalho digno é dínamo do progresso.
O dinheiro que restaura o bom ânimo é fraternidade em ação. 
O dinheiro que planta alegria e fé renovadora é criador de benções imortais. Tristeza e desânimo? 
Trabalhe reconfortando aqueles que experimentam provações maiores do que as nossas. 
Desafios e problemas? 
6 Trabalhe e espere. 
Ódio sobre os seus dias? Trabalhe, estendendo o bem. 
Desarmonia e discórdia? Trabalhe pacificando. 
Incompreensão e ignorância? Trabalhe e abençoe. 
Reprovação e crítica? Trabalhe melhorando as suas tarefas. 
Contratempos e desilusões? Trabalhe e renove-se. 
Tentações e quedas? Trabalhe e afaste-se. 
Crueldade e violência? Trabalhe e desculpe. 
Cada oração pode ser um manancial de benções. 
Seu cérebro vive cheio de perguntas? Trabalhe e o serviço conferir-lhe-á respostas exatas. 
Suas mãos permanecem paralisadas pelo desânimo? Insista no trabalho e o movimento voltará. 
Seu coração vive pesaroso e sem luz? Procure agir no bem incessante e a alegria ser-lhe-á preciosos salário. 
Seus ideais encontram sombra e gelo no grande caminho da vida? Dê seu concurso às boas obras sem desfalecer a claridades novas brilharão no céu de seus pensamentos. 
A parada que não significa descanso construtivo para recomeçar as atividades úteis é alguma cousa semelhante à morte. 
Senhor! Ante as ofensas que, porventura, me firam, auxilia-me a lembrar quantas vezes já recebi o perdão alheio, diante de minhas próprias faltas. Senhor! 
7 Deixa-me perceber quanto tenho incomodado aos outros com os meus erros, para que os prováveis erros dos outros não me façam desanimar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUTO-ANÁLISE. Como crescer com Jesus em busca de Deus.