Tríplice Aspecto da Doutrina Espírita.


O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Allan Kardec: O evangelho segundo o espiritismo – Cap. 1, item 5.
O Espiritismo é uma doutrina essencialmente filosófica, embora seus princípios sejam comprovados experimentalmente, o que lhe confere também o caráter científico. [...] O caráter filosófico do Espiritismo está, portanto, no estudo que faz do Homem, sobretudo Espírito, de seus problemas, de sua origem, de sua destinação.
Pedro Franco Barbosa: Espiritismo básico – Segunda parte – O espiritismo filosófico.
O [...] Espiritismo repousa sobre as bases fundamentais da religião e respeita todas as crenças; [...] um de seus efeitos é incutir sentimentos religiosos nos que os não possuem, fortalecê-los nos que os tenham vacilantes. Allan Kardec: O livro dos médiuns – Primeira parte. Cap. 3, item 24.
O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote. Allan Kardec: Obras póstumas – Ligeira resposta aos detratores do espiritismo.
No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos vangloriamos por isto, porque é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as próprias leis da natureza. Allan Kardec: Revista espírita. Dezembro de 1868.


– discurso de abertura pelo senhor Allan Kardec.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUTO-ANÁLISE. Como crescer com Jesus em busca de Deus.